Esse artigo tem o objetivo de levar algumas orientações simples, mas importantes, aos profissionais liberais, autônomos, MEIS, micro e pequenos empresários para que possam se preparar para a retomada das atividades econômicas e diminuírem os impactos causados pelo Covid-19 em seus negócios. Você não irá encontrar aqui nenhuma forma milagrosa ou receita mágica capaz de resolver os problemas de sua empresa. O que trago nesse material são alguns apontamentos que, levados em conta, poderão nortear a sua tomada de decisão e lhe ajudar.
Finanças
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As primeiras ações a serem feitas nesse momento no seu negócio é no setor Financeiro.
No Contas a Receber, você precisa saber responder a essas perguntas:
- Quanto irá receber nos próximos 30 dias?
- Quanto irá receber nos próximos 60 dias?
- Quanto irá receber nos próximos 90 dias?
No Contas a Pagar, o levantamento precisa ser feito também dentro desses 90 dias.
- Quanto dinheiro tem em caixa?
- Quanto terei que pagar nos próximos 30 dias?
- Quanto terei que pagar nos próximos 60 dias?
- Quanto terei que pagar nos próximos 90 dias?
- Qual o valor total que terei que pagar nesse período?
Com essas informações você anotadas você consegue saber como está a previsão do seu fluxo financeiro e a partir daí traçar estratégias de acordo com sua necessidade.
Por exemplo: Se o seu caixa estiver baixo, e a entrada de dinheiro for pequena uma das soluções seria a renegociação dos pagamentos de fornecedores. Se você possui um bom estoque, também pode optar por uma liquidação com preços bem baixos para pagamentos a vista. Essa também é uma maneira de gerar caixa.
Também é importante considerar que seu cliente também está passando pela mesma situação. Se puder flexibilizar os pagamentos para alguns clientes, sem comprometer a saúde financeira do seu negócio, faça. Isso cativa o cliente.
Pense bem antes de pegar empréstimos bancários. Algumas linhas são bem interessantes, mas bom mesmo é não pagar juros sem necessidade.
Uma outra questão referente a empréstimos bancários é a utilização dele exclusivamente na empresa. Seja para comprar insumos, produtos para revenda, capital de giro… o dinheiro do empréstimo é para a sua empresa, não para a reforma da casa, troca do carro… Esse erro já faliu muita pequena empresa.
Por fim, uma outra forma de gerar caixa é antecipar o recebimento de pagamentos com cartão, mas também é preciso estar muito atento às taxas de antecipação.
Estoques
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Estoque parado é dinheiro parado. Se sua empresa tem estoques altos de mercadorias uma estratégia interessante é a de trabalhar forte com as ofertas na retomada das atividades principalmente se você comercializa produtos perecíveis ou sazonais. Esse estoque precisa girar.
Para quem não trabalha com estoques altos, é ainda mais importante nesse período equilibrar o saldo dos estoques. É preciso manter o fornecimento da mercadoria para o cliente sem deixar o “dinheiro” parado na prateleira. Cada segmento é diferente quanto ao prazo adequado para o giro da mercadoria. Cabe ao comprador conhecer e estabelecer qual o estoque adequado dos produtos.
Vendas
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Na retomada das atividades, alguns segmentos podem sentir a demora dos clientes visitarem a loja ou mesmo de entrarem em contato. Tome a iniciativa. Ligue ou mande uma mensagem pelo Whatsapp. Informe seu cliente que você já está atendendo normalmente. Coloque-se a disposição do cliente.
IMPORTANTE: O Whatsapp é uma ferramenta muito valiosa para vendas. Mas jamais aborreça seu cliente com excesso de mensagens. Tenha um cronograma, e principalmente peça permissão para enviar as mensagens para eles.
Pessoas
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Outra questão muito importante que não pode ser deixada de lado é o relacionamento com as pessoas. Não só dos clientes e fornecedores, mas também dos colaboradores. É necessário empatia para avaliar cada situação. Os funcionários sentem a mesma insegurança que você e isso pode comprometer o desempenho ou afetar o comportamento da equipe no atendimento ao cliente.
É papel do gestor tornar os dias mais leves e trazer harmonia para o ambiente de trabalho. Nessa retomada das atividades é preciso manter o pensamento positivo, o controle da situação e evitar ainda mais críticas que joguem a autoestima dos colaboradores para baixo.
O momento é de todos remarem juntos na mesma direção e no mesmo ritmo.
Comunicação
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Na maioria dos casos, pequenos empresários, autônomos, MEI’s… não dispões de muitos recursos para investir em Rádio, TV, Revistas, Jornais… Isso já foi um problema! Hoje você pode trabalhar a comunicação da sua empresa na internet. As Redes Sociais e o Google são excelentes (e indispensáveis) locais para divulgar seu negócio.
- Mantenha todos os seus canais digitais com suas informações de contato atualizados. Facebook, Instagram, Google Meu Negócio, Linkedin…
- Evite postar o tempo todo sobre produtos. Isso afasta as pessoas dos seus canais.
- Use os Stories (Instagram, Facebook e Whatsapp) para mostrar novidades e o dia a dia da sua empresa.
- Procure responder o mais breve possível os questionamentos dos clientes nas redes sociais.
Aproveite esse período de quarentena para colocar em ordem sua presença online.
Positividade
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Mantenha-se positivo e confiante. Essa retomada pode até ser uma pouco difícil, mas se você se preparar para enfrentá-la o impacto em seu negócio será bem menor.
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Ótimo, pequeno empresário terá um norteador para voltar, acreditar… fazendo tarefas básicas com Jesus venceremos provações.