Marketing Digital

Guia Rápido - Retomada Econômica

Junior Nardelli
Escrito por Junior Nardelli em 27 de março de 2020
Guia Rápido - Retomada Econômica

Esse artigo tem o objetivo de levar algumas orientações simples, mas importantes, aos profissionais liberais, autônomos, MEIS, micro e pequenos empresários para que possam se preparar para a retomada das atividades econômicas e diminuírem os impactos causados pelo Covid-19 em seus negócios. Você não irá encontrar aqui nenhuma forma milagrosa ou receita mágica capaz de resolver os problemas de sua empresa. O que trago nesse material são alguns apontamentos que, levados em conta, poderão nortear a sua tomada de decisão e lhe ajudar.

Finanças

As primeiras ações a serem feitas nesse momento no seu negócio é no setor Financeiro.

No Contas a Receber, você precisa saber responder a essas perguntas:

  • Quanto irá receber nos próximos 30 dias?
  • Quanto irá receber nos próximos 60 dias?
  • Quanto irá receber nos próximos 90 dias?

No Contas a Pagar, o levantamento precisa ser feito também dentro desses 90 dias.

  • Quanto dinheiro tem em caixa?
  • Quanto terei que pagar nos próximos 30 dias?
  • Quanto terei que pagar nos próximos 60 dias?
  • Quanto terei que pagar nos próximos 90 dias?
  • Qual o valor total que terei que pagar nesse período?

Com essas informações você anotadas você consegue saber como está a previsão do seu fluxo financeiro e a partir daí traçar estratégias de acordo com sua necessidade.

Por exemplo: Se o seu caixa estiver baixo, e a entrada de dinheiro for pequena uma das soluções seria a renegociação dos pagamentos de fornecedores. Se você possui um bom estoque, também pode optar por uma liquidação com preços bem baixos para pagamentos a vista. Essa também é uma maneira de gerar caixa.

Também é importante considerar que seu cliente também está passando pela mesma situação. Se puder flexibilizar os pagamentos para alguns clientes, sem comprometer a saúde financeira do seu negócio, faça. Isso cativa o cliente.

Pense bem antes de pegar empréstimos bancários. Algumas linhas são bem interessantes, mas bom mesmo é não pagar juros sem necessidade.

Uma outra questão referente a empréstimos bancários é a utilização dele exclusivamente na empresa. Seja para comprar insumos, produtos para revenda, capital de giro… o dinheiro do empréstimo é para a sua empresa, não para a reforma da casa, troca do carro… Esse erro já faliu muita pequena empresa.

Por fim, uma outra forma de gerar caixa é antecipar o recebimento de pagamentos com cartão, mas também é preciso estar muito atento às taxas de antecipação.

Estoques

Estoque parado é dinheiro parado. Se sua empresa tem estoques altos de mercadorias uma estratégia interessante é a de trabalhar forte com as ofertas na retomada das atividades principalmente se você comercializa produtos perecíveis ou sazonais. Esse estoque precisa girar.

Para quem não trabalha com estoques altos, é ainda mais importante nesse período equilibrar o saldo dos estoques. É preciso manter o fornecimento da mercadoria para o cliente sem deixar o “dinheiro” parado na prateleira. Cada segmento é diferente quanto ao prazo adequado para o giro da mercadoria. Cabe ao comprador conhecer e estabelecer qual o estoque adequado dos produtos.

Vendas

Na retomada das atividades, alguns segmentos podem sentir a demora dos clientes visitarem a loja ou mesmo de entrarem em contato. Tome a iniciativa. Ligue ou mande uma mensagem pelo Whatsapp. Informe seu cliente que você já está atendendo normalmente.  Coloque-se  a disposição do cliente.

IMPORTANTE: O Whatsapp é uma ferramenta muito valiosa para vendas. Mas jamais aborreça seu cliente com excesso de mensagens. Tenha um cronograma, e principalmente peça permissão para enviar as mensagens para eles.

Pessoas

Outra questão muito importante que não pode ser deixada de lado é o relacionamento com as pessoas. Não só dos clientes e fornecedores, mas também dos colaboradores. É necessário empatia para avaliar cada situação. Os funcionários sentem a mesma insegurança que você e isso pode comprometer o desempenho ou afetar o comportamento da equipe no atendimento ao cliente.

É papel do gestor tornar os dias mais leves e trazer harmonia para o ambiente de trabalho. Nessa retomada das atividades é preciso manter o pensamento positivo, o controle da situação e evitar ainda mais críticas que joguem a autoestima dos colaboradores para baixo.

O momento é de todos remarem juntos na mesma direção e no mesmo ritmo.

Comunicação

Na maioria dos casos, pequenos empresários, autônomos, MEI’s… não dispões de muitos recursos para investir em Rádio, TV, Revistas, Jornais… Isso já foi um problema! Hoje você pode trabalhar a comunicação da sua empresa na internet. As Redes Sociais e o Google são excelentes (e indispensáveis) locais para divulgar seu negócio.

  • Mantenha todos os seus canais digitais com suas informações de contato atualizados. Facebook, Instagram, Google Meu Negócio, Linkedin…
  • Evite postar o tempo todo sobre produtos. Isso afasta as pessoas dos seus canais.
  • Use os Stories (Instagram, Facebook e Whatsapp) para mostrar novidades e o dia a dia da sua empresa.
  • Procure responder o mais breve possível os questionamentos dos clientes nas redes sociais.

Aproveite esse período de quarentena para colocar em ordem sua presença online.

Positividade

Mantenha-se positivo e confiante. Essa retomada pode até ser uma pouco difícil, mas se você se preparar para enfrentá-la o impacto em seu negócio será bem menor.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Guia Rápido – Retomada Econômica”

Avatar
Cláudio A Lozeyko

Ótimo, pequeno empresário terá um norteador para voltar, acreditar… fazendo tarefas básicas com Jesus venceremos provações.

Categorias
“O ritmo da mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou, agora, uma vantagem competitiva.” (Kotler)